EU NÃO ARDO NAS SOMBRAS, CONSTRUO ALVORADAS!...

terça-feira, 13 de julho de 2021

ESTRELA CADENTE

 


Hoje, quando procurava algo entre os meus livros, um deles caiu-me da estante. Era um livro escrito por mim e publicado em 2008, “MADRUGADA SEM FRONTEIRAS”. Abri o livro e deparei com um poema que não resisti em publicar aqui no POLYEDRO. Por momentos, senti uma certa nostalgia de um registo poético que sempre me encantou.

                                                                   
                                                                     ESTRELA CADENTE

                                                         
                                                          Sonhei uma estrela bela e errante
                                                          a descer sobre mim tão docemente,
                                                          que supus que viesse por um instante
                                                          tocar-me e abraçar-me ternamente.

                                                          E enquanto olhava a estrela que caía,
                                                          fui pensando em minha vã loucura
                                                          ser aquela a estrela que me guia
                                                          ao prazer, ao amor e à aventura.

                                                          Mas o astro foi ficando meio extinto
                                                          quando junto a mim quase chegou;
                                                          Era um sonho descendo faminto
                                                          que ao cair do céu logo se apagou.


.
albino santos
*Reservados Todos os Direitos de Autor


78 comentários:

  1. Hola Albino!
    Muy bonito esto que te ha pasado..
    A veces nos encontramos con poemas que hemos escrito en otras epocas
    y nos sobreviene la nostalgia
    Creo que nos pueden pasar varias cosas...a veces nos parece que no hemos sido nosotros quienes escribimos la poesia..
    y otras veces descartamos algunas cosas de ese pasado..
    Esta vez tu lo has traido hasta aqui y claro que tiene un registro diferente al que utilizas ahora en tu poesia...pero tiene tu alma y tu misma forma de sentir.
    Muy bello!
    Excelente dia para vos
    Besossssssssssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ELI,
      Sim. É verdade o que dizes. Apesar de escrito numa época diferente,
      a alma do poema permanece intocável.
      A poesia rimada, tem outra musicalidade.
      Gracias por tuas palavras, minha amiga!
      Excelente dia para vos
      Besossssssssssssssss

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Me encanta que tenhas gostado!
      Gracias por tuas palavras e por tua visita!

      Eliminar
  3. Olá,
    Que poema maravilhoso, veja que ele imediatamente me transferiu como uma estrela cadente para o seu mundo de romance. Adorei seu poema, lindo e bem carregado.
    saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Gracias por tuas bonitas palavras
      e por tua visita.
      Me encanta que tenhas gostado. A poesia não tem idade!
      Saudações.

      Eliminar
  4. Triste poema así es e la mor a veces es como una estrella fugas. Te mando un beso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIM!... Por vezes, quando tudo está próximo,
      há um vento forte que leva tudo para bem longe!
      Te mando un beso.

      Eliminar
  5. Precioso poema, me llega al alma. Saludos amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias Sandra por tuas palavras e por tua visita.
      Me encantó que o poema chegue à alma!
      Saludos, amiga.

      Eliminar
  6. La vida y sus señales, amigo mío... ese libro cayó para mostrarte de nuevo a tu estrella fugaz. Las emociones son como la marea... Precioso recuerdo.

    Mil besitos cariñosos y feliz día, AS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIM! Creio que nada acontece por acaso!
      Talvez algum sinal que ainda não consegui descobrir...
      Gracias, querida amiga, por tuas palavras e por tua presença.

      Mil besitos cariñosos y feliz día

      Eliminar
  7. Un bello poema que escribiste en otro tiempo pero que llegó de ti otra vez, tal vez algo te quería decir. Todo pasa por algo. Un beso y feliz miércoles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, talvez o poema tenha algo para dizer.
      Talvez essa estrela volte incandescente!
      Me encanta sempre que vens. Gracias minha querida Amiga!
      Besos y feliz miércoles.

      Eliminar
  8. Excelente! (Pessoalmente gosto dos poemas mais tristonhos) Lool Amei o seu 💖
    -
    Daria a minha vida e não seria desleal
    -
    Beijos, e um dia feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cidália.
      Grato pelas tuas palavras e por tua visita.
      Que tenhas um dia lindo e feliz.

      Beijos.

      Eliminar
  9. Me gusta venir a leerte Me encanta siempre lo que dices
    te dejo un abrazo enorme muchacho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias Mucha pelo teu carinho.
      Me encanta sempre que te encontro.
      Te dejo un abrazo enorme!

      Eliminar
  10. Por Dios que cuesta acostumbrarse a lo perecedero, especialmente en el amor!

    Lindos sentimientos.

    Paty

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Paty! As tuas palavras são a mais pura verdade.
      O amor... é sempre imprevisível!
      Me encanta sempre que te encontro em minhas letras. Gracias!

      Eliminar
  11. Tal como o título "Madrugada sem Fronteiras", a tua estante parece não haver nada que a impeça de libertar para nós seus leitores uma Estrela Cadente de 2008!! Diferentemente da poesia, essa "estrela" poética não se apaga. Brilha e rebrilha ao meu olhar.

    Beijos cintilantes pra ti, Albino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Lucia!
      Nada acontece por acaso. Na verdade senti um forte impulso para publicar.
      Coisas que não se explicam...acontecem!

      Doces beijos!

      Eliminar
  12. Qué delicia de poema! Y se nota una gran evolución en tu manera de construir los poemas,pero,siempre con la delicadeza y la belleza que forman parte de tu huella.
    Un beso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bonitas palavras me deixas Lunaroja. Gracias pelo teu carinho!
      Sempre um prazer receber-te.
      Feliz noche!
      Un beso!

      Eliminar
  13. El camino a veces Alvino, nos desgasta. Muy bello!!
    Besicos muchos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIM!... As tuas palavras são uma realidade Nani.
      Gracias, pela tua visita. Me encanta que gostes.

      Feliz noche.
      Un abrazo!

      Eliminar
  14. Hola mi amigo lindo, a veces que
    aparecen senales y no captamos el
    mensaje, pero llevan el sello
    inconfundible muy tuyo.

    Besitos dulces

    Siby

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Nada acontece por acaso bela Siby!
      Talvez uma estrela venha cair junto de mim... :-))

      Gracias por teu carinho.
      Besitos dulces.

      Eliminar
  15. Que beleza de versos. Tua poetica nos põe a sonhar
    com momentos de puro encanto.
    Parabéns!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vilma!
      Fico feliz por gostares.
      Grato pelas tuas palavras e pelo teu carinho.
      Bjss

      Eliminar
  16. Olá A.S.
    O livro caiu como uma estrela cadente, para lembrar que estrelas cadentes existem, aparecem para que façamos um pedido com a força do nosso coração. Elas não se apagam.
    Bonito poema.
    Beijos e feliz semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Acho que tens razão Lucia. Nada acontece por acaso.
      Todos os sinais têm um significado!
      Grato pelas tuas palavras e pelo teu carinho.
      Beijos!

      Eliminar
  17. Es el destino de las estrellas fugaces.
    No sabia que habías escrito un libro y me ha hecho ilusión.
    El poema es precioso.

    Besossss!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moony,
      Sim. Há estrelas fugazes que são apenas uma ilusão breve!
      Tenho 14 livros publicados, e ainda esta ano devo fazer a apresentação pública de um novo título! :-))
      Gracias por tuas palavras e tua visita sempre carinhosa!

      Besossss!

      Eliminar
  18. Hermoso y nostálgico ciertamente ese poema, Albino, ya que la luz de esa estrella se esfumó cuando ya se iba acercando a ti. Es una metáfora muy bonita. Abrazos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. INGRID,
      Sim. Quando esperava a incandescência da estrela...ele se "esfumó"!
      Assim acontece na nossa vida...
      Grato pelas tuas lindas palavras e por tua visita.
      Abrazos!

      Eliminar
  19. Sueños que son tan reales que nos queda un sabor agridulce cuando comprendemos que solo son eso..sueños...
    Hermosas metáforas y bello poema tocando el misticismo
    Un abrazo
    Carmen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIM!... Por vezes é tão ténue a linha que separa o sonho da realidade!
      Gracias Carmen, por tuas palavras tão bonitas!
      Sempre um prazer quando te encontro.
      Un abrazo!

      Eliminar
  20. Me ALEGRO QUE SE TE HAYA CAÍDO de la estantería para así disfrutar de esa estrella entre tus dulces versos precioso, un beso desde mi brillo del mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada acontece por acaso minha amiga Beatriz!... :-))
      Gracias por tua visita!
      Beso desde o Porto!

      Eliminar
  21. Belleza pura hay en tu mirada de Poeta para regalarnos tanta hermosura... Gran idea reeditar este magnífico poema, amigo.

    Abrazo hasta allá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias Carlos, por tuas palavras e tua visita.

      Un abrazo!

      Eliminar
  22. Ohhh que bela poesia,
    ela me atinge profundamente, tocou meu coracao!
    principe dos doces momentos
    quao lindo o mundo fica
    toda vez que eu leio voce.
    Um reino de fantasia
    ondas sobre o mar,
    saudade do verao:
    alcançar uma estrela cadente
    e por isso que eu desejo
    que esta semana seja boa,
    perfeita e agradavel para voce, meu amado Poeta!
    * ♥. • ´¸. • * ´✶´ ♡ ¸. • * ´´ ♡ * 💚˚ *
    * _ ○ 💙_Buenos días 💙 * ˚ *
    * 💚. • ´¸. • * ´✶´ ♡ ¸. • * ´´ ♡ ⛅ *
    * ° ☆ ° ˛ * ˛ ☆ ˚ ☆ *
    * ˚ ˛ ★ ˛ • ˚ * 。˚ ˚
    * ˚ ˛ • ˛ • ˚🌈 ˚ *
    * 🌴╬═🌴╬╬🌴╬╬🌴═╬╬═🌴 * ╬╬🌴

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pelo teu carinho e pelas tuas palavras
      tão maravilhosas, querida Catarina!
      Quando anoitecer, olha para o céu,
      escolhe a estrela mais brilhante
      e pede que ela venha até ti!...
      Tu és Hada!... A estrela virá cair a teus pés
      e envolver-te em sua luz!

      Te desejo um feliz fim de semana!
      Te dejo um beso enorme...
      * ♥. • ´¸. • * ´✶´ ♡ ¸. • * ´´ ♡ * 💚˚ *

      Eliminar
    2. ∧ _∧ _∧💖
      (*・ω・) ω<*)
      /⌒づ⊂⌒ヽ

      Eliminar
    3. ∧ _∧ _∧💖
      (*・ω・) ω<*)
      /⌒づ⊂⌒ヽ

      Eliminar
  23. Y como las casualidades no existen, este poema debía tener un lugar aquí. Que bien que lo trajiste, pues la nostalgia también forma parte de nuestra vida y es saludable a veces, revivir ciertos momentos, como este.

    Un bellísimo poema, esa estrella soñada, la que somos y nos habla para que cada quien entienda su mensaje. Gracias, por conpartirlo.
    Un abrazo, Albino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada acontece por acaso!
      Talvez tenha sido algum sinal que eu ainda não entendi, por isso o publiquei... :-))
      Gracias por tuas palavras sempre tão gentis e generosas.
      Sempre um prazer a tua visita!
      Desejo para ti um feliz fim de semana.
      Un abrazo, Mila.

      Eliminar
  24. Ainda bem que o publicou, Caro A.S.
    É um belíssimo poema. Diria mesmo
    que é um género que muito aprecio.

    Abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato, caríssima Olinda!
      Nos meus tempos de faculdade, tinha uma paixão pela poesia rimada, particularmente sonetos. Os meus primeiros livros tinham esse registo.
      Depois, talvez por influência de um grande amigo, Manuel António Pina (que já nos deixou), fui aos poucos evoluindo para outras formas de construção poética.
      Mas confesso que por vezes ainda sinto a tentação de outros tempos! Sinto prazer em revisitar poemas antigos. :-))
      Grato pelas suas palavras Olinda.
      Bom fim de semana!
      Um abraço.

      Eliminar
  25. Que lindo que la hayas encontrado y publicado, tiene un halo de nostalgia pero el brillo de tus letras no se extinguió como el de la estrella. Precioso y distinto poema al que nos tenes acostumbrados. Beso y abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias Hanna, por tuas carinhosas palavras.
      Sempre me fascinaram as estrelas cadentes...

      Feliz fin de semana para ti.
      Te dejo un beso y abrazo!

      Eliminar
  26. Es otro registro poético, pero es tu estilo. Un estilo muy lírico, lleno de sentimiento. Magistral.

    Es un poema bellísimo que has hecho muy bien en publicar para que lo disfrutemos.

    Un beso enorme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ANA!
      Gracias pelas tuas palavras e pelo teu carinho.
      Me encantó que tenhas gostado e desfrutado do poema.
      É sempre um doce prazer quando te encontro...

      Un beso enorme!

      Eliminar
  27. Bela publicação, meu caro!

    Versos que vem de encontro com nosso eu lírico.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pelas suas palavras e pela sua visita, Cléo. Será sempre um prazer!
      A Poesia, e o nosso eu lírico nunca estão de costas voltadas... :-))

      Bom fim de semana.
      Beijinhos!

      Eliminar
  28. Boa noite, Poeta Albino, sensível poema e com lindas imagens que nos carregam para um momento sublime da tua inspiração.
    Adorei tua postagem e parabéns pelo acervo literário!
    Um rico momento ler-te.
    Se cuida.
    Bom final de semana.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato, Marli, pelas belas palavras que me deixas.
      É sempre um prazer quando te encontro nas minhas letras.
      Volta sempre!
      Se cuida.
      Bom final de semana
      Bjs

      Eliminar
  29. Respostas
    1. Grateful for your words, Rajani.
      Always come back
      greetings

      Eliminar
  30. Todos tenemos nuestra estrella, y alguna la guardamos en el corazón.

    Derrochan sensibilidad tus poemas.
    Fuerte abrazo Albino y feliz finde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Todos temos a nossa estrela cadente,
      mas por vezes ela se extingue quando chega junto de nós...
      Grato por tuas bonitas palavras, Ângela. Me encantó!
      Sempre um prazer quando te encontro.

      Fuerte abrazo y feliz finde!

      Eliminar
  31. Otro estilo misma magia, misma sensibilidad, mucho sentimiento puesto en tus poemas, antes y ahora.
    Si apareció así sin que lo buscaras, así "sin querer" tendrá un mensaje que tal vez aun no descifras -o tal vez si- porque nada es casual sino más bien causal.
    ¡Gracias por compartirlo! Es otro bello poema el que nos traes.
    Abrazo y ¡buen finde amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias por tuas palavras tão bonitas Lu!
      Costuma dizer-se que nada acontece por acaso.
      Talvez seja um sinal oculto que eu ainda não desvendei...
      Talvez uma estrela venha até junto de mim! Será?... :-))
      Fico feliz por teres gostado.
      Espero que tudo esteja bem contigo, querida amiga.
      Aqui, estão 36ºC. Muito calor e um mar magnífico!
      Te desejo um maravilhoso final de semana.
      Um forte abraço para ti! Te cuida!

      Eliminar
  32. Oi A.S .que lindo lindo poema ...amei ler ❣️
    Te desejo muita luz e um maravilhoso fim de semana ❣️
    Com meu carinho abraços 🙏🌷

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pelas tuas carinhosas palavras.
      É sempre um doce prazer quando te encontro.❣️

      Te desejo um maravilhoso fim de semana,
      com muita alegria, luz...e poesia!
      Abraços com carinho!

      Eliminar
  33. Soñamos, deseamos...a veces llega la realidad añorada...otras se escapa como esteella fugaz. Pero siempre nos dejará algo para aprender.
    Un gusto introducirme en tu mundo poético.
    Gracias!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! As tuas palavras são eloquentes, Graciela!
      Na vida haverá sempre incertezas.
      Gracias por tua visita. Será sempre um prazer!
      Un buen domingo para ti.

      Eliminar
  34. Excelente! Parabéns pelo talento.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pelas tuas palavras Sónia
      e pela tua visita. Será sempre um prazer receber-te!
      Bom domingo!
      Abraço.

      Eliminar
  35. Me alegra que te ocurriera lo que cuentas ya que me ha permitido leer este bello poema. Y algo encerrará, creo que las cosas no ocurren porque sí, sino que tienen su por qué....

    Un beso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola Carmela!
      Sim, nada acontece por acaso.
      Talves seja um sinal, que ainda não descobri...
      Gracias por tuas palavras e por tua visita.
      Será sempre um doce prazer receber-te!

      Un beso!

      Eliminar
  36. Lindo e sonoro, este poema de 2008.
    Já na altura brilhava a tua alma de poeta do amor, do prazer, do sonho.
    Gostei muito, Albino!
    Beijo, domingo feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a poesia, criou raízes em mim desde muito cedo, Teresa.
      Uma paixão que não acaba. Nunca!
      Grato pela gentileza das tuas palavras.
      Um bom domingo.
      Beijo.

      Eliminar
  37. Albino, la estrella sigue viva y brillando en tu cielo poético. Es admirable tu fortaleza y tu sensibilidad, que se renuevan constantemente. Al mismo tiempo nos impulsan a todos a seguir creando y recreando la vida.
    Mi abrazo admirado y agradecido, amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tuas palavras generosas são para mim inspiradoras.
      Quero aqui expressar a minha gratidão pelo teu carinho e pelas palavras lindas que me deixas! Gracias, Mª Jesus!
      Mi abrazo agradecido!!

      Eliminar
  38. Apeteceu-me continuar a ler-te. E o brilho continua.

    Ainda bem que segui a tua estrela. Afinal há uma que te pertence.

    Um beijo, meu amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa! Bom dia!
      Todas as estrelas que existem no firmamento nos pertencem!
      A sua luz, a todos ilumina de igual forma.
      Podemos escolher qualquer uma delas e fazê-la nossa, dedicar-lhe um poema e até pedir-lhe que caia aos nossos pés! É assim a Poesia!

      Um bom fim de semana.
      Um beijo, minha amiga!

      Eliminar