EU NÃO ARDO NAS SOMBRAS, CONSTRUO ALVORADAS!...

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

EM TEMPO DE NATAL...

 


A BOLHA

Há poucos dias, passei por um mendigo sem abrigo. Trocamos um olhar. Dei dois passos e parei. Voltei a olhar. E nesse segundo olhar senti vergonha. Eu, vestia roupa de marca, quente e confortável. Tinha uma boa casa, aquecida, ali bem próximo. Senti vergonha de pertencer a uma sociedade tão desigual, tão absurdamente estúpida. É dessa vergonha que falo quando alguém vira a cara para não ver, quando alguém muda para o outro lado da rua para não ter de encarar a realidade, apressando o passo, para desaparecer rapidamente no final da rua. Por isso, é que cresceu uma bolha imensa de conformismo, onde se acolhe a indiferença, o egoísmo, a falta de coragem, a indignidade.
Para os que, vergonhosamente, se escondem nessa bolha, a vida torna-se, aparentemente, tão mais leve, tão mais graciosa quando não tropeçam na miséria. Para esses, o NATAL não passa de uma falsa e hipócrita manifestação de superioridade.

Como nos diz Miguel Torga:

“À volta da lareira
quantas almas se aquecem
fraternalmente?
Quantas desejam que o Menino venha
ouvir, humanamente,
o lancinante crepitar da lenha?”

PARA TODOS OS MEUS AMIGOS,
DEIXO OS VOTOS DE UM FELIZ NATAL,
PLENO DE PAZ, FRATERNIDADE, SAÚDE E AMOR!


albino santos
* Reservados Todos os Direitos de Autor

125 comentários:

  1. E deu a esse sem abrigo uma moedinha de pelo menos 50 cêntimos? Desculpe a minha curiosidade.
    .
    Votos de boas festas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo,
      O que pergunta, só a mim diz respeito.

      Votos de Boas Festas.

      Eliminar
  2. Que imagen más impactante, se me parte el alma.
    Felices fiestas AS. Cuídate.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Há imagens que ficam gravadas para sempre.
      Imagens que doem!
      Felices Fiestas, Carmen. Cuidate!
      Un abrazo.

      Eliminar
  3. Em tempo de Natal... é comovente a tua publicação, meu amigo Albino.
    Também te desejo um Santo e Feliz Natal. E, já, agora, que 2022 te traga muita saúde, amor e alegria.
    Beijo. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pelas tuas palavras Teresa.
      Retribuo com amizade os votos de um Santo e Feliz Natal
      e um 2022, pleno de Paz, Saúde, Fraternidade e Amor!
      Beijo!

      Eliminar
  4. La foto es tremenda. Supongo que en algo le ayudarías, tú eres así.
    Feliz Navidad A.S. que puedas reunirte con tus seres queridos.

    Besosssss!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moony,
      Me encanta que te guste!
      Agradeço e retribuo com amizade os votos de FELIZ NAVIDAD,
      con tus seres queridos!
      Com muita Paz, Saúde, Fraternidade e Amor!

      Besossss!

      Eliminar
  5. Brutal...sin más.
    Una realidad lamentable y universal!
    Gran texto.
    Un beso grande y abrazo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Faz doer o corazon!
      Grato pelas tuas palavras, pela tua sensibilidade e pela tuas sempre gentil presença.
      Te deixo a minha amizade e os votos de FELIZ NAVIDAD, con tus seres queridos.
      Com muita Paz, Saúde, Fraternidade e Amor!
      Un fuerte abrazo, Luna!

      Eliminar
  6. Olá, Albino!

    Espero que esteja de saúde e com o reforço da vacina já dado. Eu ainda estou à espera e este ano levei, por imposição do médico, a vacina da gripe pela 1ª vez. Até agora nem um efeito secundário desagradável, felizmente.

    Normalmente, no natal, lembramo-nos de quem é sem abrigo, alguns, muitos, por vontade própria. As deceções amorosas, as traições do mesmo teor são as responsáveis por esta forma de vida, e que estranha forma de vida, como cantaria Amália. Na rua e sem abrigo, muito mais homens que mulheres. Alguns são teimosos e renitentes e recusam um banho quente, mas aceitam comida.

    Sentiu-se mal por ir tão bem vestido e agasalhado e outros na calçada, normalmente com um cão que o bafeja. Pois é, no natal somos todos irmãos e em outras épocas? Já anda muita gente a fazer compras, de todo o género, mas nessa altura não se lembram de quem está na rua ao frio. Somos tão imperfeitos!

    Não sou crente, nem celebro o natal há alguns anos, desde que tenho entender estas e outras coisas.

    Abraços e que o universo o ilumine sempre. Bom Ano Novo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Céu!
      Felizmente estou de saúde. Grato pelo seu cuidado. Também já me foi inoculada a 3ªdose da Vacina Covid, em simultâneo com a da gripe, a semana passada.
      Estamos a passar tempos bem complicados. É algo que não estávamos habituados, mas pelo que vou observando e pelas incertezas ainda evidentes no meio científico, é algo que nos vamos ter que habituar.
      Quanto ao "post" que deixei escrito, foi algo que se passou e me deixou um sentimento de revolta. Embora seja época de Natal, não foi esse o facto mais relevante que mexeu comigo. Mexe comigo, sempre que me deparo com situações semelhantes! Sinto um sentimento de revolta! Interrogo-me Porque terá que ser assim!!!
      Esta sociedade desigual, egoísta, onde escasseiam os valores morais, a justiça, o poder incontrolável do mais forte sobre todos os outros. Dir-me-á que isso é política. Claro que é! E se a política se mostrar incapaz de resolver os problemas, terão, necessariamente que haver outras formas. Infelizmente, não estamos apenas desconstruindo a sociedade, mais grave que tudo é que estamos a destruir o próprio planeta. Aí estão as alterações climáticas e a delapidação dos recursos naturais para o testemunhar. Tudo em nome de quê? Em proveito de quem?
      Confesso que não alimento boas expectativas.
      Sabe minha amiga, comecei desde muito cedo a construir os meus próprios caminhos. Se hoje tenho uma licenciatura e tive uma carreira bem sucedida, foi o resultado de muito trabalho. E quando olho para o lado e vejo o que todos vemos, há um grito calado que grita dentro de mim!
      É NATAL. É natural que nesta época tudo tenha mais impacto. Também isso me levou a publicar o que escrevi. Espero que seja tolerante com o meu desabafo. Afinal estamos (dizem) em tempo de paz.
      Desejo que uma cintilante estrela de Ano Novo ilumine o seu caminho e brilhe intensamente em cada noite! Eu... continuarei a interrogar-me no meio de incertezas, na cumplicidade da poesia, onde (aí sim) encontro algo da paz e do amor que busco entre os vocábulos das metáforas!

      Deixo-lhe um grande abraço, Céu!

      Eliminar
    2. Muito obrigada pelas suas palavras, que achei muito sinceras e completas. Sou uma pessoa tolerante por natureza, sou alentejana, e as grandes revoluções partiram do Norte, segundo reza a História. Lembre-se o 28 de Maio de 1926.
      Filha de um casal de classe média, também estudei muito para aqui chegar. Depois do 12º ano, passei por Direito, mas este curso nada me disse. Em seguida História, visto que as nucleares eram as mesmas e a meio do curso e porque já tinha 12 cadeiras feitas, cursei Línguas e Literaturas Modernas, variante Francês, daí os vídeos que coloco no meu blogue serem quase sempre em francês. Enfim, licenciaturas conseguidas, mas aos 22 anos já estava a dar aulas à noite, num colégio particular. Foram 10 anos de muitas batalhas e alegrias, mas fui amadurecendo. Como o colégio não estava bem financeiramente, não foram readmitidos alguns professores, mas eu fiquei, contudo, concorri ao Ensino Público, onde estou até agora e sempre muito perto de casa.
      Enfim, são os nossos percursos, a nossa vontade e determinação que fazem de nós aquilo que somos. E eu gosto muito do que faço.
      Na 4ª classe já fazia "poemas", mas a minha mãe que era Professora Primária, foi chamada pela minha professora devido à volta que eu dava às composições. Tudo ia parar ao amor e à sensualidade, desconhecendo eu o que era isso. Enfim, a partir daí, nunca mais parei.

      Abraço repleto de luz e que o coração do Universo ponha uma mãozinha "nisto".

      Eliminar
    3. A minha gratidão pelas suas palavras, Céu. Afinal, o nosso pensamento e as nossas convicções não estão assim tão distantes. Gostei de ter ficado a saber mais um pouco de si. Fiquei com a sensação de que temos muitas coisas em comum! O amor e a sensualidade, são sem dúvida o sal da vida, o decantar de sensações, o que flui na avidez do instante e acende estrelas no azul do céu!
      Eu também comecei desde muito cedo a escrever. Depois, foi na Faculdade, com o meu grande e saudoso amigo Manuel António Pina, que partiu muito cedo, no auge da sua notável carreira literária, que a poesia, que já circulava nas minhas veias, se reinventou sob novas formas. Apesar da minha vida profissional ser muito intensa e me levar a ausentar do país com alguma frequência, a Poesia sempre foi a minha verdadeira e autêntica companhia. Tenho 14 livros publicados e espero publicar nos primeiros meses do próximo ano o meu primeiro romance.

      Um bom fim de semana. Um abraço!

      Eliminar
  7. Qué belleza Albino y cuánta verdad hay en tus palabras. Nos hemos acomodado y siempre miramos para otro lado a veces sin apenas agradecer lo afortunados que somos por estar, ser y vivir, donde somos, estamos y vivimos.
    Precisos reflexión para estos días.
    Muy FEICES FIESTAS, para ti y los tuyos.
    Besicos muchos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias Nani, pelas tuas generosas palavras.
      Sim...há tanta desigualdade no mundo minha amiga!
      Agradeço e retribuo os votos de Muy FEICES FIESTAS, para ti y los tuyos.
      Besicos muchos!

      Eliminar
  8. Retificando: desde que tento entender...

    ResponderEliminar
  9. Es tremendo, una realidad que vive alrededor nuestro. Una realidad que le puede pasar a cualquiera. Muy duro.

    Feliz Navidad, compañero.
    Besicos.

    Al mismo tiempo ha sido bonito leer tus sentimientos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Galilea. São imagens que fazem doer o corazón!
      Há tanta desigualdade no mundo...

      Agradeço e retribuo os votos de FELIZ NAVIDAD, compañera!
      Besicos!

      Eliminar
  10. Bello y reflexivo poema siempre deberíamos dar la mano y no solo en navidad. Te mando un beso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Alex! Devia ser NAVIDAD todos o dias!
      Estas imagens fazem doer o corazón!
      Te mando un beso.
      FELIZ NAVIDAD!...

      Eliminar
  11. Y pensar que esta como otras navidades ellos pasaran frio y hambre, que triste. Saludos amigo Poeta, felices fiestas para ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Muito triste e desumano Sandra!
      Imagens que fazem doer o corazõn!

      Saludos y FELICES FIESTAS para ti!

      Eliminar
  12. Para llegar a ese extremo, muchas veces me he preguntado cómo se puede llegar a eso. Verles es llegar a esa reflexión que nos has dejado, amigo AS. Gracias por tus deseos y lo mismo para ti y los tuyos, Feliz Navidad.

    Mil besitos con cariño.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Auro! São situações que impactam com mágoa dentro do peito.
      Fazem doer o corazón!

      FELIZ NAVIDAD, querida amiga!
      Mil besitos con cariño!

      Eliminar
  13. Estas fechas son para compartir y tú aquí lo haces en el sentido auténtico de la palabra, lo cual te honra y nos traslada a hacer una profunda reflexión.

    Gracias, Albino, con mis mejores deseos para todos

    Feliz tarde, abrazo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias Milena, pelas belas palavras que me deixas.
      Na verdade, todos precisamos de ser mais solidários.

      Com mis mejores desejos de FELIZ NAVIDAD, te dejo
      un abrazo grande!

      Eliminar
  14. Respostas
    1. Sim, a imagem é impressionante. Faz doer o coração!

      Votos de um FELIZ NATAL, pleno de Paz, Saúde, Fraternidade e Amor!

      Eliminar
  15. Oi querido amigo e poeta A.S. amei demais o poema ,bom para refletir amei ler .
    Tenha um delicioso final de semana 🌷
    Feliz Natal
    Neste natal que a luz do amor e da paz brilhe na sua casa .🙏
    Meu carinho e gratidão sempre ! 🙏
    Bjinhos💖

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi querida amiga!
      Grato pela belas e carinhosas palavras que me deixas.
      Fico feliz por teres gostado.
      É sempre um prazer quando te encontro. 🌷
      Deixo-te o meu carinho de sempre e um NATAL MUITO FELIZ, pleno de Paz, Saúde, Fraternidade e Amor na tua casa.
      Beijinhos💖

      Eliminar
  16. Muy conmovedora tu bella prosa, Albino. Pero te diré algo que tú quizás no sabes...esas personas que sufren tanto desde su nacimiento, y que quizás mendigan o padecen enfermedades difíciles de sobrellevar, como son algunos síndromes, etc. están pagando algo que hicieron en su vida anterior. Yo creo en la reencarnación, por experiencias personales que he tenido. Pero eso sería muy largo de contar aquí. Nada es casualidad en esta vida, todo sucede por algo. Nadie sufre porque si, y sólo porque si, por tanto no te sientas culpable por el sufrimiento de los pobres, pero siempre que puedas ayúdalos, dales algo para comer, o quizás alguna prenda de vestir para que se abriguen, pero más allá de eso, no te sientas culpable por sus aflicciones. Porque si Dios permite tales cosas, nosotros no somos quienes para preguntarle al Señor, ¿Porqué? existen karmas que se arrastran por varias vidas, así es, aunque no lo creas. Hay muchos más misterios incluso. Y sólo cuando abandonemos nuestros cuerpos y nos vayamos de este mundo, lo entenderemos todo en segundos. Te dejo mi abrazo y deseo que pases una feliz navidad junto a tus seres queridos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. INGRID,
      Surpreendente tudo o que me dizes. Confesso que já tenho lido algo sobre o que me contas, mas não estou preparado para entender todos esses enigmas. Não posso dizer que não acredito, mas também não posso dizer o contrário. A complexidade que tudo isso envolve, não quero pensar muito sobre ela. Tenho apenas uma certeza. Um dia tudo vai acabar. Não quero me preocupar com o que se passa depois. Sempre fui muito pragmático e tudo que vai para além da minha compreensão, tem sempre diversas interpretações e teorias. Eu gosto de lidar com factos concretos e não subjetivos. Sempre pensei assim. Mudarei esta forma de pensar se porventura, um dia algo aconteça que me faça mudar de opinião. Em todo o caso, tenho o maior respeito pelas tuas convicções e até admito que possas estar certa. Admiro muito o teu pensamento, as tuas convicções e sempre respeitarei muitíssimo a tua forma de pensar.
      Neste NATAL, quero deixas-te os votos de FELIZ NAVIDAD y FIESTAS FELICES, com muita Paz, Saúde, Fraternidade e Amor, junto a tus seres queridos! MUITA LUZ!...

      Un grande abrazo, INGRID!

      Eliminar
  17. me encanta la imagen y lo bello de tu escrito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias, Mucha, amiga querida, pelas tuas palavras!

      Te quero desejar FELIZ NAVIDAD y FIESTAS FELIZES,
      com muita Paz, Saúde, Fraternidade e Amor... muito Amor!

      Te dejo um inmenso abrazo, com muita amizade e todo o meu cariño!

      Eliminar
  18. Oi A,S
    Um texto sentido e uma foto que está sendo habitual assistir nos nossos dias.
    A desigualdade é constrangedora, o povo das ruas em muitos casos, por força das circunstâncias se envolve de tal maneira que não aceitam mais o chamamento quando existe, tornando necessário tratamento médico , e nossos governos nunca estão preparados , porque suas conduções são corruptas e falhas.
    Isso reflete em nós mas somos todos impotentes diante de casos e casos. Muitos são frutos de escolhas erradas ao longo da vida.
    Isso,nao pode impedir que celebremos o Natal que é a confraternização entre famílias e povos,Infelizmente, se tornou especulação comercial. Entretanto, ainda existe quem crê que o amor vence e que Deus existe. Eu creio.
    Feliz Natal com abraços A.S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Lis. Celebremos o Natal dentro da família, fraternamente, com muito amor e paz.
      É verdadeiramente no núcleo familiar onde tudo tem mais calor, significado e verdade!
      Como tu dizes o amor acaba sempre por vencer!
      Para ti, minha Amiga, Feliz Natal com fraternos abraços!

      Eliminar
  19. Mi querido Sabino, paso a desearte unas muy felices fiestas en compañía de tus seres queridos, nos vemos el año que viene!

    Feliz Navidad y feliz 2022

    Mil cariños que lleguen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida ANI, quiero desearte MUY FELICES FIESTAS en compañía de tus seres queridos, con Paz, Salud, Fraternidade y Amor!
      SIM...Nos vemos el año que viene!

      FELIZ NAVIDAD Y FELIZ 2022

      Mil cariños que lleguen

      Eliminar
  20. Así es la dura realidad, que conmueve, la verdad, y la imagen impacta.

    Te deseo una Feliz Navidad llena de amor, paz y felicidad, y que todos tus deseos se vean cumplidos en el próximo año 2022. Muchas gracias por tu compañía.

    Besos enormes querido amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, querida amiga!
      Agradeço e retribuo, teus votos de FELIZ NAVIDAD!
      Com muita Paz, Saúde, Fraternidade e Amor, junto de los tuyos!
      Que todos os teus sonhos se cumpram em 2022!
      Muchas gracias por tu compañia!

      Besos enormes, querida amiga!

      Eliminar
  21. Um texto forte, onde senti a sinceridade de tua alma, sensibilizada com o homem em condição de rua, de penúria. O mês de Dezembro tem essa característica marcante em nós provocar emoções. Com a proximidade da data em que se comemora o nascimento de Jesus, sentimo-nos enternecidos, mais reflexivos, mais fraternos...A desigualdade, eixo central do teu texto, de fato , é algo que nos indigna a todos que temos o amor a nós guiar. Faço parte de uma equipe socorrista em minha cidade, o ano todo, em que atendemos centenas de pessoas, até famílias inteiras. Mas é pouco ante a dignidade humana que requer um trabalho grande de inclusão desses seres à sociedade. Que os necessitados de tua cidade possam encontrar o amparo e assistência de que necessitam. Parabéns pelo texto, Albino .
    Beijo doce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pelas tuas bonitas palavras Maria Lucia.
      NATAL É tempo de Paz, Fraternidade e Amor!
      É isso que te desejo, junto de todos quantos amas.
      FESTAS FELIZES minha querida amiga...e muita Poesia!
      Beijo docinho!

      Eliminar
  22. 。˚✿ * ೄ˚⋆ 。˚ु 。˚✿ * ೄ˚⋆ 。˚ु 。˚✿ * ೄ 🎁🎄🦌🎅
    Querido Poeta, fiquei muito feliz este ano lendo e curtindo
    seus apaixonados poemas e hoje voce me surpreende com
    essa empatia escrita para os mais desfavorecidos,
    seus sentimentos sao muito bonitos.
    Mas agora, por um momento, esquecamos as reclamacoes,
    desistamos de todo arrependimento
    renas e fadas neste Natal, vamos lancar marshmellow do ceu!
    Prezado Albino, amigo, Feliz Natal e um abraco de todo o coracao!

    🎁🎄🦌🎅

    ..............¨♥*✫♥,
    .........,•✯´.........´*✫
    .......♥*................ __/\__
    .......*♥............… ..*-:¦:-*
    ...¸.•✫.............……/.•*•.\
    ...~`,`~.................. |
    ¸....✫................... *•*
    ´¸...*♥..´¸...........*♥♫♥*
    ´¸¸♥*................✯•♫•♥•*
    ´¸.•✫ .............. *♥•♫•♫♥*
    ~`,`~............. ✯♥•♦♫♥•♥*.
    `.✫`.............. *♥☺♥•♥•☺♥*.
    ●/................✯♥•♥♠♫♥#♥•♥*..
    /▌................*♥♫•♥♫•♥♫♥•♫♥*
    / \....................... ╬╬╬╬
    ♥….-*♥♫♥**♥♫♥**♥♫♥*-….♥
    .-*♥♫♥FELICES FIESTAS♥♫♥*-.
    ♥….-*♥♫♥**♥♫♥**♥♫♥*-….♥
    QUE DIOS TE BENDIGA Y QUE
    ESTE NUEVO AÑO LLEGUE
    CON MUCHO AMOR, MAS QUE NADA.
    BESOS Y TODO MI CARIÑO
    *♥♫♥Hada de las Rosas♥♫♥*-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIMMMMMM... Vamos brincar com renas e fadas, lançar marshmellow do ceu!
      Esqueçamos as tristezas, encurtemos as distâncias e desfrutemos os sonhos que todas as noites descem até junto de nós!

      QUE DIOS TE BENDIGA Y QUE
      ESTE NUEVO AÑO LLEGUE
      CON MUCHO AMOR, MAS QUE NADA.
      BESOS Y TODO MI CARIÑO...SIEMPRE!...
      ♥….-*♥♫♥**♥♫♥**♥♫♥*-….♥

      Eliminar
  23. Respostas
    1. Gracias Eva por suas palavras!

      FELIZ NATAL, pleno de Paz, Amor, Felicidade!
      Um beijo!

      Eliminar
  24. Toda la felicidad para vos, los tuyos y todos los que vos quieras en esta Navidad y Fiestas de fin de año, Poeta... Que en 2022 nos sigas brindando toda tu sensibilidad y magnífica poesía.

    Abrazo feliz de corazón!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias pelas tuas belas palavras Carlos!
      Con Vosso permiso, faço minhas as tuas palabras:

      Toda la felicidad para vos, los tuyos y todos los que vos quieras en esta Navidad y Fiestas de fin de año, Poeta... Que en 2022, todos tus deseos se cumplam!

      ABRAZO AGRADECIDO DE CORAZÓN!!!

      Eliminar
  25. Muy conmovedor lo que nos dices en tu reflexión , con la que estoy completamente de acuerdo.
    Estas fiestas no son precisamente para todos un cúmulo de felicidad, ya que habrá quien pase hambre y soledad sin ver un futuro mejor.
    Besos ALbino
    Puri

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias, Puri, Pelas tuas bonitas palavras.
      No Natal tudo é mais intenso, querida amiga.

      Desejo para ti um NATAL FELIZ,
      pleno de Paz, Saúde, Fraternidade e Amor.
      Que todos os teus sonhos se concretizem em 2022.

      FESTAS FELIZES! Com amizade te deixo um abraço!

      Eliminar
  26. Brutal meu querido amigo. A cada ano gosto menos dessas datas e as vejo carregadas de hipocrisia e desigualdade. Esperamos que o próximo ano nos traga um mundo melhor.
    Um grande abraço, poeta.

    ResponderEliminar
  27. Enternecedor, y muy noble tu sentir, Albino.
    Gracias por compartir concienciación, y mis mejores deseos para ti y tus seres queridos. Vivamos todos los días con el espíritu navideño.

    Gracias, mil, por tan bonitas lecturas, tus poemas siempre tienen un trasfondo muy humano.

    Felices fiestas, y próspero año nuevo.
    Sé feliz, hoy y siempre.
    Un abrazo:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Mila, Vivamos todos los dias con espíritu navideño.
      Gracias, por tus bellas palabras amiga.

      Felices fiestas, y próspero año nuevo.
      Sé feliz, hoy y siempre.
      Un abrazo:)

      Eliminar
  28. Esa es la navidad recordar a los mas vulnerables, a los pobres la alegría de la navidad es compartir con ellos el pan , la compañía, dar esperanza, entrañable, Feliz Navidad que e niño Dios vuelva a nacer en nuestros corazones, un fuerte abrazo desde mi brillo del mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito belas as tuas palavras!
      SIM! Vivamos todos os dias con espíritu navideño!
      FELIZ NAVIDAD, para ti e teus entes queridos, pleno de Paz, Saúde, Fraternidade e Amor!
      Que o NOVO AÑO te traga a concretização de todos os sonhos!
      Que uma Nova Luz nasça em nossos corazónes!
      Desde este outro lado do oceano, un fuerte abrazo!

      Eliminar
  29. Va más allá de la Navidad. El egoísmo y el conformismo lleva asentado décadas.
    Mira cómo está el mundo y no hacemos nada. Sin remedio. Muy triste.

    Felices fiestas, Albino. Todo lo mejor, siempre.

    Abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Perderam-se todos os valores e referências morais.
      Como tu dizes, venceram o egoísmo e o conformismo. Pouco a pouco se foram apagando as palavras FRATERNIDADE E SOLIDAREIDADE! Mirando à nossa volta vemos uma sociedade em constantes convulsões e um mundo a desintegrar-se!
      Todos os dias uma pergunta me confronta: Até quando?
      Talvez que nasça um NOVO SOL, com uma NOVA LUZ!...

      Felices fiestas, Verónica. Todo lo mejor. Siempre!
      Abrazo!

      Eliminar
  30. E deu a esse sem abrigo uma moedinha de pelo menos 50 cêntimos? Desculpe a minha curiosidade.
    .
    Votos de boas festas

    ResponderEliminar
  31. Um texto que revela todo o seu sentimento de solidariedade para com os que sofrem todos os dias do ano e que no Natal ainda a dor é maior. Muito bom, meu Amigo Albino.
    Desejo-te um Natal cheio de amor e um ano de 2022 com saúde, paz e conforto.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato Graça, pelas tuas bonitas palavras.
      Grato também pelo desejo de um Bom Natal, que eu retribuo com todo o carinho e amizade.
      Um ano de 2022, com muita saúde, conforto e paz e a concretização de todos os teus sonhos!
      Um beijo!

      Eliminar
  32. Muy triste y también muy real amigo.Soy voluntaria de Cruz Roja y es tremendo ver que cada vez hay más personas necesitadas de todo.
    Que pases una buena Navidad Albino y esperemos que todos nos concienciemos más.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIM, Laura, são também esses os meus desejos!
      Grato pelas tuas lindas palavras.
      Feliz Navidad, para ti a todos os teus entes queridos
      e um ano de 2022, com muita saúde e muita paz.
      Un abrazo!

      Eliminar
  33. Palavras profundas e sentidas num texto brilhante. Esta época por muita luz, alegria e cor que tenha, faz salientar ainda mais as diferenças que existem durante todo o ano, mas que são mais sofridas e tristes nesta altura.
    Que mundo bem mais fraterno e melhor teríamos, se no coração dos homens, fosse Natal todos os dias do ano.
    Feliz Natal e um Bom Ano Novo.
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pelas tuas bonitas palavras Maria.
      Agradeço e retribuo os votos de Feliz Natal, pleno de Paz, Saúde, Fraternidade e Amor
      e um ano de 2022, que traga a realização de todos os teus sonhos!
      Abraços!

      Eliminar
  34. Qué foto más triste. Pobreticos!!!
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  35. Un abrazo para ti, emotivo poema.

    Por un mundo mejor.

    Besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias Amapola, pelas tuas palavras.
      Por um mundo melhor!

      Besos!

      Eliminar
  36. Una brutal realidad a la que habría que poner remedio entre todos comenzando por los gobiernos Abino. Que seas muy feliz en estas fiestas y en 2022.

    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIM! Os governos, são os principais responsáveis pela situação de escandalosa desigualdade.
      A igualdade de oportunidades, verdadeiramente não existe!

      FIESTAS FELICES y FELIZ 2022!
      Un abrazo!

      Eliminar
  37. Vengo a saludarte amigo Albino con el deseo de que pases estas fiestas con alegría, rodeado de tus seres queridos y con mucho amor.
    Pidamos con fuerza que el 2022 sea mejor para la población mundial y, particularmente, para quienes más desamparados están.
    Insisto: lo que nos toca como ciudadanos y ciudadanas conscientes de la realidad en que vivimos: aportar lo que podamos, tiempo, dinero, escucha, trabajo, lo que sea ayudando a las gentes abandonadas por los "poderosos" del mundo. Contribuyendo con alguna de las tantas ONG o de manera personal.
    Y, obviamente, aportando desde nuestro pequeño lugar el máximo de precauciones para mejorar alguito el cuidado del medio ambiente.
    Abrazo y ¡buen comienzo del 2022! Con esperanza y fe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Vamos pedir com muita força para que exista mais paz o mundo e mais fraternidade entre todos. Também que passe depressa esta pandemia que tanto tem abalado o mundo e ceifando muitas vidas.
      E que cada um de nós seja mais solidário e sensato!
      Que o Novo Ano traga a realização de todos os nossos sonhos!

      Para ti, querida Amiga, Te deseo unas Navidades junto a los que amas colmadas de amor y paz, Saúde e felicidade!
      Un gran abrazo!
      Un gran abrazo

      Eliminar
  38. Caro A.S.

    Revoltante tanta injustiça e descaso em relação às pessoas,
    quando não seria preciso muito para acarinhar quem vive
    um quotidiano de incertezas e carências, à vista dos milhões
    que são anunciados e gastos em tudo e mais alguma coisa,
    cujo benefício não se vislumbra a olho nu.

    O seu texto aborda uma situação que já faz parte, diria, do
    panorama urbano, e por isso mesmo os transeuntes quase que acham
    natural passar por um sem-abrigo e pensar que aquilo não lhes
    diz respeito.
    É aí que a sensibilidade das suas palavras ganha em pertinência
    e interesse pelo que se passa à sua volta. Lança um grito corajoso
    de revolta e analisa a sua própria postura na sociedade, não deixando
    de criticar o status quo vigente.

    Desejo-lhe um Bom e Santo Natal, meu amigo.
    Abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pelas suas belas palavras Olinda.
      Que O Menino pobre e humilde, que nascem no Presépio,
      ilumine o mundo com uma nova Luz!

      Desejo-lhe um Bom e Santo Natal, minha amiga.
      Abraço!

      Eliminar
  39. Uma bela reflexão, para pôr a mão na consciência.

    Desejo-lhe um Feliz Natal, aquecido no Amor do Menino Jesus, com saúde e alegrias!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aminha gratidão pelas suas palavras Fá, que retribuo
      Com os desejos de um FELIZ NATAL, pleno de Paz, Saúde, Fraternidade e Amor!
      Que o Novo Ano, traga a concretização de todos os seus sonhos!

      Beijinhos!

      Eliminar
  40. ♫ .♥.•* ★¨`*•♫.•´*.¸.•´♥ ♫¸.•´♥ ♫
    ☀ ☀ Querido☀Albino! ☀ ☀
    ♫ .♥.•* ☀¨`*•♫.•´*.¸☀.•´♥
    ┊ ┊┊ ┊☀┊ ┊ ┊┊ ☀ه
    ه┊ ☀ ┊ ┊ ི♥ྀ sera un placer seguir siendo tu amiga; en el nuevo año
    ☀ ┊┊ ☀ه
    ه┊ ☀Que Dios te bendiga y Feliz Natal!
    ི♥ྀ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ♫ .♥.•* ★¨`*•♫.•´*.¸.•´♥ ♫¸.•´♥ ♫
      ☀ ☀ Querida Catarina! ☀ ☀
      ♫ .♥.•* ☀¨`*•♫.•´*.¸☀.•´♥
      ┊ ┊┊ ┊☀┊Gracias! ┊ ┊┊ ☀ه
      ه┊ ☀ ┊ ┊ ི♥ྀ Tambien sera un placer seguir siendo tu amigo en el nuevo año
      ☀ ┊┊ ☀ه
      ه┊ ☀Que Dios te bendiga y Feliz Natal!
      ི♥ྀ

      Eliminar
  41. Me has emocionado A.S, realmente no nos fijamos en el que tenemos al lado, no queremos ver las diferencias que nosotros mismo vamos imponiendo, es vergonzoso que unos tengan todo y más y a otros les falte la básico, lo indispensable ¿que belleza de sentimientos, gracias por compartirlos

    Te deseo unas Navidades junto a los que amas colmadas de amor y paz
    Un gran abrazo
    Carmen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias Carmen, pelas belas palavras que me deixas.
      Te desejo FELIZ NAVIDAD, pleno de Paz, Saúde, Fraternidade e Amor, junto de todos quantos amas.
      Que o Novo Ano, traga a concretização de todos os seus sonhos!
      FELICES FIESTAS!
      Un gran abrazo!

      Eliminar
  42. Passando para desejar :- Paz. União. Amor. Esperança. Harmonia. Humildade. Dignidade Solidariedade. Bondade. Paciência e Gratidão. Abraço com carinho. Feliz Natal.
    -
    🌲Que não nos falte a alegria de viver. Feliz Natal🌲

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato Cidália, pelo carinho.
      Com amizade e carinho, renovo os votos de FELIZ NATAL.

      Um abraço!

      Eliminar
  43. Un poema intenso, para reflexionar, Albino:

    Aprovecho para desearte unas estupendas fiestas de Navidad en compañía de tus seres queridos.

    Muitos beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ANA!
      Gracias pelo teu carinho!
      FELIZ NATAL para ti, pleno de Paz, Saúde, Fraternidade e Amor, junto de teus seres queridos.
      Que o ano de 2022, traga a realização de todos os teus sonhos!

      Muitos beijos e cariños!

      Eliminar
  44. Respostas
    1. Grateful for your beautiful words.
      Always come back.
      Merry Christmas

      Eliminar
    2. Estimado Albino; recuerdas la publicación "Con nombre"? Hablamos el "mismo idioma".
      Sin olvidar todo el dolor y la inequidad, desigualdad, que viste el mundo hoy, elevemos el espíritu de grandeza, recordemos por qué estamos aquí. Y en ese contexto, recibe mis deseos de Feliz Navidad y mejor y buen Nuevo Año.
      Un gusto encontrarme con tu "pluma" y tu ser.
      Un abrazo.

      Eliminar
    3. SIM, recordo bem essa publicação Graciela. Hablamos el"mismo idioma"
      Mas, sem olvidar todos aqueles que sofrem,
      revejo-me plenamente nas tuas belas palavras.
      Por isso, retribuo os votos de FELIZ NATAL, pleno de Paz, Saúde, Fraternidade e Amor
      e um ano de 2022, que traga a realização de todos os teus sonhos!
      Também é sempre un gusto cuando te encontro!
      Un abrazo!
      Abraços!

      Eliminar
  45. As palavras perfeitas!
    A minha gratidão.

    Bom Natal
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  46. Feliz Navidad, Albino, te dejo mis mejores deseos para los días a venir, envueltos con todo cariño y con un abrazo inmenso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola Milena!

      FELIZ NAVIDAD! Com muita Saúde, Paz e Amor, junto da tua família.
      Que o ano de 2022, seja a concretização de todos os teus sonhos.
      Te cuida muito. A pandemia ainda continua pairando sobre nós como uma sombra.
      Com todo o mi cariño e amizade, te deseo FELICES FIESTAS!

      Un gran abrazo!

      Eliminar
  47. Olá!
    Texto lindo, cheio de reflexão.
    Muitas pessoas que moram nas ruas já tiveram uma família feliz e comemoravam as festas como nós. Talvez uma tragédia pessoal e a falta de apoio os tenham levado às ruas. Embora a maioria deles possa sair da situação, alguns permanecerão estagnados. É por isso que as doações para abrigos ao longo do ano são tão importantes, não apenas para essas festas.

    Tenha um feliz e alegre Natal em família! Espero que todos os seus desejos de Natal se tornem realidade.
    Eu te mando um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Yessy! É verdade o que diz. A vida muitas vezes nos surpreende...

      Votos de que tenha também um FELIZ NATAL em família, com saúde e alegria
      e que o ano de 2022, traga a concretização de todos os seus sonhos!
      Eu te mando um grande abraço!

      Eliminar
  48. Uma passagem para recordar tempos passados e ler sempre tuas excecionais publicações.
    Boas Festas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. UAUUUU!... Mas que boa surpresa!
      Fico feliz pela tua visita Chinha. Sempre um enorme prazer!
      Renovo os votos de FELIZ NATAL, com muita Saúde e Felicidade.
      Cuida-te muito!

      Um abraço!

      Eliminar
  49. Oi querido amigo e poeta A.S.passando aqui para te desejar.... Neste Natal o meu desejo para você e sua familia
    é de muita Paz,Saúde ,e felicidade.💝🙏🎄
    Com meu carinho bjinhos💝🎄🎍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, amiga querida,
      Grato pelo teu carinho, te desejo um FELIZ NATAL, pleno de Paz, Saúde, Fraternidade e Amor, junto de todos os teus. 💝🙏🎄
      Que o ano de 2022, seja a concretização de todos os teus sonhos.
      Com amizade e carinho te deixo um beijinho... 💝🎄🎍

      Eliminar
  50. Albino, muy ciertas tus palabras
    Todos alguna vez somos o hemos sido indiferentes frente a la desigualdad
    No hace falta pensar en as tragedias lejanas
    porque siempre, muy cerca nuestro hay alguien que necesita
    y es alli donde debemos estar con nuestra ayuda
    Una hermosa y reflexiva entrada.
    Feliz Navidad para vos, para tu gente amada
    que pasen una nochebuena con serenidad y mucha paz y que toda la ilusion y la esperanza esten puestas en esta nueva Navidad.
    Besossss
    Besosss
    Besosssss
    GRACIAS POR ESTAR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eli,
      Grato pela tua amizade e pelo teu carinho.
      FELIZ NAVIDAD, plena de Paz, Saúde, Fraternidade e Amor,
      junto de todos os teus entes queridos.
      Que 2022 te traga a concretização de todos os sonhos!

      FELICES FIESTAS!
      Besosss
      Besossss
      Besossss
      GRACIAS POR ESTAR

      Eliminar
  51. Las diferencias de posesiones es muy relativa. Dicen que quien no hace daño a nadie y actúa desde la humildad y con el corazón, es quien posee la mayor riqueza. Eso no quita que seamos caritativos con quien no posee lo básico para vivir sin hambre, sin frío, y limpio. Es un aprendizaje largo y para el cual el que hay que romper hábitos de siempre y muchos mitos. Gran tema amigo, inmenso la verdad.

    Te deseo una hermosa Navidad junto a tus afectos del alma, los verdaderos tesoros de la vida. Un largo y especial abrazo. Paty

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias, Paty.
      Renovo os meus votos de FELIZ NAVIDAD, junto de todos quantos te são queridos.
      Muita Paz, Saúde, Fraternidade e Amor! E que o novo ano, seja a realização de todos os teus sonhos. Te cuida muito. Não corras riscos. Esta pandemia ainda permanece bem activa!
      Un largo y especial abrazo, Paty!

      Eliminar
    2. Una reflexión acertada y que muestra tu sentir y alma bella.

      Mis mejores deseos Albino para ti y los tuyos y que disfrutéis de esta Navidad.
      Abrazos.

      Eliminar
    3. Gracias Ángela, pelas tuas palavras.
      Igualmente para ti, os mis mejores deseos, para ti e los tuiyos
      y que desfrutéis mucho de esta Navidad.
      Que en 2022, todos tus soños se concretizen!
      Abrazos!

      Eliminar
  52. Great blog. God blessed you and stay healthy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grateful for your words.
      Always come back.
      God bless you

      Eliminar
  53. Maravilloso texto, la fotografia es impactante y tu sentir muy conmovedor, y describes una realidad tremenda . Ojala fuera posible la paz y amor en el mundo!!!
    Te dejo mis mejores deseos, que la Navidad llene tu vida de alegria paz y amor. Felicidades !!! Besos y cariños.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias, amiga querida.
      Te dejo mis mejores deseos, que la Navidad llene tu vida de alegria paz y amor. Felicidades !!! Besos y cariños.
      FELIZ 2022!

      Eliminar

  54. A.S
    Desejo que neste Natal toda a tristeza e todos os problemas sejam substituídos por sorrisos, gratidão, carinho e positividade. Ano após ano, superamos os obstáculos que a vida coloca no nosso percurso e nos reunimos em família para comemorar o fato de estarmos juntos, vivos, com saúde e energia! Boas festas, que Deus abençoe a todos nós!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito lindas as tuas palavras Bandys.
      Este Natal, vamos tentar esquecer todas as nuvens negras que pairam sobre nós.
      Vamos ter confiança e amor...muito amor, e pedir a Deus que abençoe todos nós!

      Beijos para ti, querida!

      Eliminar
  55. A.S., tu texto es un golpe a la conciencia. Un necesario golpe a la conciencia. Y me siento tocada por él.

    Por soñar, ojalá en este 2022 que está a punto de empezar podamos acortar las obscenas desigualdades en que nos asentamos.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIM, Alis! Precisamos acabar com esta obscena desigualdade que existe na sociedade!
      Que o Novo Ano seja possível começar a lutar contra esta trágica situação.

      Beijos!

      Eliminar
  56. Albino, gracias por tu muestra de sinceridad. Es cierto que a nuestro alrededor hay muchos que gritan en silencio su pobreza, su carencia, su dolor. Pero les damos unas monedas y seguimos adelante. Cuando deberíamos manifestarnos, protestar ante los gobiernos por tantos y tantos seres necesitados, que no reciben nada. El Niño de Belén nos mira y espera nuestra solidaridad humana...
    Mi gratitud por tu cercanía y buen hacer a lo largo de todo el año. Por tus buenos poemas y sentimientos, que nos inspiran y alientan a seguir adelante, amigo.
    Que seas feliz con los tuyos y que el año nuevo te traiga mucha salud y esperanza.
    Mi abrazo entrañable y cuídate mucho, compañero de letras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bonitas as tuas palavras Mª Jesus.
      Como tu dizes, "El Niño de Belén nos mira y espera nuestra solidaridad humana..."
      Como podemos fechar os olhos perante tanta desigualdade, tanta pobreza, tanto egoísmo?
      Agradeço muito a tua presença junto das minha letras e a tua linda amizade que retribuo com todo o carinho. Gracias, minha Amiga!
      Que o novo ano traga a realização de todos os teus sonhos!
      Mi abrazo entrañable y cuídate mucho, compañero de letras.

      Eliminar
  57. Realmente é desesperador ver o as pessoas pelas ruas em estado de abandono pelos governantes.
    Espero que seu Natal tenha sido agradável. Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! É uma situação degradante, cuja responsabilidade não é apenas dos governantes.
      É uma responsabilidade de todos nós!
      Ninguém se pode eximir perante esta indignidade!!
      Desejo que o Natal tenha sido muito feliz!
      Que o Novo Ano, seja de muita Paz, Saúde, Fraternidade e Amor,
      e que todos os seus sonhos se concretizem! Um beijo.

      Eliminar
  58. Boa tarde Poeta Albino sensibilidade no olhar da alma faz captar todas as diferenças sociais.
    Enquanto vemos e fazemos o grão de areia que nos é possível cada um, formamos uma linda e imensa praia na busca da igualdade excluindo de vez as diferenças sociais.
    Que a humanidade evolua em todos os valores necessários para sermos realmente humanos.
    Gracias querido Poeta pelo brilhante texto que nos leva e eleva nas reflexões necessárias para nossa caminhada terrena.
    Um feliz Ano Novo repleto de saúde e paz .
    Que a luz da lua te alcance e se transmute em ternura poética .
    Um bjs de violetas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão belas as tuas palavras Marli. Grato pelo teu carinho!
      Enquanto existir tanta desigualdade no mundo,
      jamais poderemos viver de consciência tranquila, querida amiga!
      Entretanto, continuemos a ter esperança...
      Que o Novo Ano seja para ti muito feliz e te traga a concretização de todos os sonhos, com muita Saúde Paz e Amor.
      Que a luz da lua nos alcance aos dois e se transmute na mais deliciosa a po+etica ternura! Bjsss de violetas!

      Eliminar
  59. Muy profunda y certera mirada. Tampoco me gusta la Navidad porque no es igual para todos, porque mientras haya alguien que no tiene comida o un hogar caliente no hay Navidad. En tiempos de alegría se hace más patente la soledad y el dolor de los que no la tienen. Por ellos, por nosotros, por todos, un brindis de fraternidad, sensible Albino :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Navidad, tem sempre o seu lado triste e sombrio.
      Enquanto existir esta obscena desigualdade, ninguém pode andar com a consciência tranquila. Tudo está errado e eu sinto uma mágoa inmensa!
      Penso exatamente como tu! E brindo contigo e com eles à Fraternidade!

      Te deixo o meu carinho e um abrazo!

      Eliminar

  60. Tenho um lindo sonho, era ver um mundo com menos egoísmo, onde ninguém precisaria de mendigar, onde todos tivessem uma casa quente e comida na mesa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! Lena, há tanto tempo que eu corro atrás desse sonho e nunca o alcanço!
      Vamos correr juntos, pode ser que ele venha mais depressa...

      Beijinhos!

      Eliminar
  61. Ah! Passa-se o mesmo comigo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar